domingo, 23 de julho de 2017

Outra ótima opção de pão sem glúten ...com a farinha de castanha!

Já tinha a farinha de castanha Amálgama há algum tempo em casa....mas ainda não sabia bem no que fazer e no meio de final de aulas, reuniões e uma festa de aniversário no meio ainda não me tinha decidido. Esta ultima semana já foi mais calma de trabalho e pensei que podia experimentar uma mistura de farinhas diferente e colocar parte desta farinha e ver o que dali saia.

A Amálgama é uma empresa com sede em Vila Nova de Famalicão e que tem como principal objectivo valorizar a castanha do concelho de Vinhais. Produz esta delicada farinha de castanha isenta de glúten que eu comprovo que é muito fina e leve e que acabou por dar uma textura mais fofa ao pão sem glúten que fiz e o sabor é também mais saboroso.

O pão ficou ligeiramente mais escuro, mais saboroso e... (não sei se já disse?) mais fofo!!

A receita foi um improviso daquela que já costumo fazer: 

O que vão precisar...

350 g de farinha Mix Pan da Schar
100g da Farinha de Castanha Amálgama
50g de farinha de arroz da Ceifeira
8 g  de fermento seco da Schar
20 g de psyllium husks
500 g de água
10g de açucar ou mel
10g de sal 
10 a 20 g de azeite

Na Bimby...

Pré aquecer o forno a 40/50ºC
Coloco 500g de água no copo e de seguida o fermento depois são 2 min/37ºC/vel 2.
Antes da próxima etapa misturo as farinhas numa taça assim como o sal, o açúcar e o psyllium husks... depois coloco tudo na copo, coloco depois o azeite e...
São uns 3 minutos e opção Espiga.
Desligue o forno....
Coloque a massa obtida numa forma já com papel vegetal colocado previamente e coloque no forno tapado com um pano ou com papel vegetal e espere 40 minutos ou até que dobre o volume da massa..
(se quiser que faça crosta como também fiz aqui, coloque farinha de arroz por cima da massa)
Depois é só ligar o forno a 180ºC  e deixe cozer por 40 minutos ( conforme o forno, vá testando com o palito para o pão estar cozido conforme gosta)

Numa Batedeira....

Pré aquecer o forna a 40/50ºC
É tudo igual mas podem usar água morna quando juntam com o fermento e o açucar e batem levemente ou apenas ainda numa taça sem batedeira.
Depois noutra taça misturo as farinhas numa taça assim como o sal e o psyllium husks.
Depois junta na mistura anterior  e junta ainda o azeite e bata na batedeira durante uns  3 a 4 minutos ( tem que ir espreitando) 
Desligue o forno....
( o resto é igualzinho à opção Bimby)


Só posso aconselhar a experimentar esta farinha de castanha pois para além da garantia de isenção de glúten é realmente muito boa!!  A próxima vez vou experimentar  num bolo/doce e já posso dizer com mais segurança que...... vai sair bem de certeza!!


Obrigado Amálgama!!

Desfrutem e divirtam-se!!




Sem comentários:

Enviar um comentário