quarta-feira, 29 de julho de 2015

13 situações que só uma mãe de um celíaco entende!!

Vi este artigo e não resisti e vou tentar dar a minha versão - otimista, claro!

E porque me tornei numa mãe, não apenas de duas meninas lindas, mas de um dia para o outro descobri que uma delas é celíaca e assim a nossa vida já não foi mais a mesma.
E será que ficou pior por isso? Nada disso!!

# 1  Tu és a única que está, para além da mãe da aniversariante, a fazer salgados e/ou bolos na noite anterior a uma festa de aniversário que a tua filha foi convidada!

  Dica: Ter sempre pão e bolos congelados para que não ocorra sempre esta situação

# 2  Quando alguém quer oferecer umas bolachas à tua filha, tu dizes logo - Não! Obrigado mas ela não pode comer essas bolachas!!

# 3 E quando alguém se esquece da restrição alimentar do teu filho e faz uma "SURPRESA" com um bolo lindo e apetecível!! Tu estás capaz de mandá-lo para aquele sítio!

  Dica: Andar sempre com um lanche sem glúten, para todo o lado! O importante é colmatar o facto de ele não poder comer sempre com um substituto SG.

# 3 Quando vais a casa de alguém convidada, tu és a "chata de serviço" e perguntas tudo e mais alguma coisa sobre o que vão comer - como cozinhou e vais ver rótulos e mais rótulos!

  Dica: Tento sempre que posso, antes de ir, saber o que irá estar na mesa e dou ideias de como fazer ou o que se poderá trocar para tornar a refeição sem glúten - que se for um almoço ou jantar não é assim tão difícil.

# 4 Só tu sabes que basta um pedacinho de glúten para que faça "estragos" ao corpo do teu filho!

  Dica: Sempre que ocorre a temática de dieta sem glúten e da doença celíaca tento da forma mais simples possível explicar que - de forma a manter o intestino delgado saudável não se pode ingerir nada com glúten pois pode demorar por volta de um ano para que volte ficar saudável de novo!

# 5 Só a mãe de um celíaco sabe como é caro o orçamento no supermercado - a alimentação sem glúten é mais do dobro que a restante alimentação como se pode ler aqui!

  Dica: Estar atenta a todas as promoções, principalmente em relação à alimentação SG.

# 6  Sempre que te questionam sobre a restrição alimentar do teu filho, tu....

    Dica: Não te deves " envergonhar", fala sem problemas e explica tudo se for necessário! Falar sobre a doença celíaca e a dieta SG sem problemas, mostrará ao teu filho que esta diferença na vida dele, não passa apenas disso, uma diferença que poderá ser fácil de ultrapassar, se quiseres!

# 7  Tu sentes um orgulho enorme quando o teu filho recusa algum bolo pois contém glúten ou mesmo quando ele já sabe encontrar um alimento SG pelo símbolo.

# 8  Se o teu filho vem ter contigo com uma dor de barriga, tu começas logo a analisar o que comeu o dia todo...

# 9  Quando vais de férias , tens que levar na "mala" quase a despensa toda!

# 10  Hoje em dia sentes quase que podias ter uma "licenciatura" em tudo o que está relacionado com o glúten.

#  11  Só tu é que sabes porque tens duas torradeiras em casa, certo?

# 12 Tu ferves quando ouves a palavra - "coitadinho, não pode comer..."!!

  Dica: Respira fundo e explica que ele tem muita comida sem glúten e deliciosa para ele e que apenas os outros é que tornam a sua diferença visível. Se essa pessoa voltar a dizer o mesmo, simplesmente ignora!

# 13   Agora é que tens a noção do que realmente comes - ver os rótulos leva-nos para um mundo não muito apreciável de várias palavras acabadas em  .....ose!

  Dica: Alimentos o mais naturais possível é o meu lema agora - as nossas refeições tornaram-se muito mais saudáveis e muito mais coloridas - como as minhas filhas dizem!



Ser mãe de uma menina celíaca é trabalhoso sim mas também desafiante e inspirador!!




6 comentários:

  1. Ola

    Nos cá por casa descobrimos ontem atravez de umas analises que o meu filho tinha a doença celiaca.
    Ainda estamos a processar tudo ate porque não conhecemos nenhum caso de perto.
    Ele Terca ja terá consulta em Gastro.
    Tem algumas receitas que me possa facultar?
    O meu filho tem dois anos acabados de fazer em Outubro.
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!! A minha miúda foi diagnosticado com 3 anos. No início pareceu tudo difícil mas aos poucos tudo se compões. Temos é que nos virar para a cozinha, sim . Envie uma mensagem privada via facebook pela página Nós, sem glúten que eu oriento-a. Também pode espreitar alguns post's que dão umas dicas e receitas. Clique na etiqueta Nós, sem glúten. Cumprimentos

      Eliminar
  2. Como me revejo nestas situações... Mas vale tudo apena só para ver o meu pequenino saudável e feliz...

    ResponderEliminar
  3. Hey I have read your article and that helped me to write my article about apple banana orange fruit salad you must have a check on my article.

    ResponderEliminar