terça-feira, 16 de junho de 2015

O Pão da Susana

A minha aventura no mundo sem glúten começou com a grande preocupação do pão. A minha Sofia que comia pão todos os dias, no lanche da escola e para nós como família, o pão estava sempre na mesa, os pequenos almoços de domingo com as torradas, uma a seguir às outras.
Tive a sorte de saber logo na inscrição na Associação Portuguesa dos Celíacos, que iria ocorrer uma sessão de acolhimento em Lisboa dirigido aos recém-diagnosticados e/ou a quem queira renovar os seus conhecimentos. Uma grande amiga deu-me a maquina de fazer pão dela pois iríamos precisar e lá fui.

Aprendi a fazer um pão simples mas acima de tudo vários truques:
 - a água com gás dá mais volume ao pão (embora também já tenha feito com água morna, o efeito é muito bom também);
 -  um ovo ou mais conforme a receita - ajuda na textura e crescimento da massa e dá cor;
 - azeite  - sabor, humidade e ajuda na conservação do pão;
 - colocar vinagre - é usado como um conservante - embora já tenha lido que é melhor usar  acido ascórbico (vitamina C em pó) - o fermento cresce no ambiente ácido;
 - usar ingredientes em temperatura ambiente ;
 - para melhor levedar, pré-aqueça o forno  uns minutos e depois desligue, coloque depois a massa do pão para levedar num recipiente e tape com um pano durante uns 40/50 minutos ou até atingir o dobro do volume;
 - goma xantana sempre incluída, mas já ouvi falar em psilium e é a minha próxima aquisição!
Mais dicas importantes aqui!

Mas eu sou uma aprendiz, principalmente, em relação ao pão, ainda estou longe do pão perfeito, mas posso dizer que fiz um pão que parecia pedra, antes desta sessão de acolhimento, a partir dai nunca mais!

Normalmente, faço na maquina de fazer pão, mas queria fazer umas bolinhas  e experimentei esta receita da Susana e foram as melhores bolinhas de pão que fiz!
Mas ainda tenho muito que experimentar e depois vou mostrando, claro!!


Ingredientes

200 gr farinha SG Beiker
130 gr farinha de arroz
30 gr farinha trigo serraceno (ou teff ou sorgo)
230 gr de água
6 gr sal
10 gr açucar
3 gr de goma xantana (ou uma colher de chá de psilium)
10 gr de fermento schar ( 12 gr de fermento levitall)
30 gr de azeite

Misture água morna com o açúcar e o fermento. Depois junte todos os ingredientes secos menos o sal. Mexa muito bem com uma colher e adicione então o sal e o azeite e com as mãos amasse bem, formando uma bola. Tape com um pano e deixe levedar durante 30 minutos. De seguida  coloque azeite na bancada de trabalho e deite a massa que está mole, não junte farinha, unte as mãos com azeite, molde as bolinhas e coloque no tabuleiro de ir ao forno, polvilhe com farinha de arroz e deixe no forno (desligado) por 45 minutos. ( se a massa se colar um pouco nas mãos é normal)
Ligue o forno a 180ºC e deixe cozer uns 15 a 20 minutos dependendo do forno.

Desfrutem e divirtam-se!!


Obrigado Susana!



Sem comentários:

Enviar um comentário